Zezé Motta na Unicamp Afro

Zezé Motta

A Roda de Conversa “Minha pele, nossa história: retratos de luta e resistência  da cultura  afro-brasileira” acontece no dia 14 de novembro, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento terá a participação da cantora e atriz, Zezé Motta [Assista vídeo]. No bate-papo, a artista falará sobre a sua trajetória de mais de 50 anos de carreira, inspirada em sua biografia chamada “Um Canto e Luta e Resistência”.

No evento também será exibido o vídeo “Para não passar em banco”, elaborado pela jornalista Maria Alice Cruz em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Grupo Gestor de Benefícios Socicias (GGBS). O vídeo retrata a trajetória e vivências de alunos, funcionários e docentes negros da Unicamp.

A apresentação cultural está a cargo do Núcleo de Samba Cupinzeiro. Com 18 anos de trajetória o Núcleo Cupinzeiro é citado com um dos principais projetos de pesquisa e criação musical do Estado de São Paulo, principalmente pelo seu trabalho com o samba. Para este show o Cupinzeiro apresentará um repertório com sambas de compositores que lutaram muito pela cultura afro-brasileira como: Candeia, Wilson Moreira, Gonzaguinha, D Ivone Lara; além de composições inéditas do grupo.

Todas as atividades fazem parte do Unicamp Afro, evento que objetiva resgatar e valorizar os traços afro-brasileiros que compõem a construção da identidade do país, através de várias atividades, como oficinas, palestras e apresentações. A I Feira Afro-Brasileira da Unicamp encerrará o calendário de atividades do UnicampAfro, dia 29 de novembro..

A programação completa pode ser conferida no site www.ggbs.gr.unicamp.br/unicampafro
(Hélio Costa Júnior)