Zezé Motta participa de evento em homenagem a Lélia Gonzalez no EAV Parque Lage

Evento em homenagem a Lélia Gonzalez

Roda de conversa sobre Lélia Gonzalez: trajetória, pensamento e legados com a participação de Zezé Motta, Keyna Eleison, Elizabeth Viana e Raquel Barreto e outras convidadas.

O evento trata-se do encerramento do projeto de pesquisa “Hospedando Lélia Gonzalez (1935-1994)” e ocorrerá alguns dias depois do 25º aniversário do falecimento de Lélia. Na ocasião, celebraremos a ex-professora do EAV Parque Lage e seu legado. A convidada de honra deste dia é a atriz Zezé Motta, que foi aluna do curso de Lélia sobre cultura negra na escola no final dos anos 1970. Ela participará de uma conversa com Keyna Eleison (professora da EAV Parque Lage e curadora), Elizabeth Viana (pesquisadora e amiga de Lélia) e Raquel Barreto (historiadora).

Ao longo do dia receberemos contribuições de artistas que nos ajudam a trazer a voz de Lélia Gonzalez de diferentes maneiras: através da música da Glau Tavares, filme da Beatriz Vieirah, performances da Andrea Almeida e Susan Soares e uma “intervenção de pintura Lélia Gonzalez” das seis artistas visuais mulheres negras: Carol Sunshine, Dila Oliveira, Susan Soares e Viviane Laprovita.

“Lélia Gonzalez – para não esquecer” encerra o projeto de pesquisa que a biblioteca realiza desde março, com uma exposição de materiais de arquivo e obras de arte de Aline Besouro, Millena Lízia e Yhuri Cruz, encontros mensais com convidados, e novos livros da biblioteca sobre a questão racial no Brasil, autorias e produção artística negras.

Acesse aqui toda a programação passada do Hospedando Lélia Gonzalez

O evento é organizado pela equipe da Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage juntamente com a pesquisadora Raquel Barreto.

PROGRAMAÇÃO:
16:00 Abertura + mostra do filme “Em busca da Lélia” (Beatriz Vieirah, 2017)
17:00 Mesa de debate com Zezé Motta, Keyna Eleison, Elizabeth Viana, e Raquel Barreto
19:00 Performances em volta da piscina, de Andréa Almeida e Susan Soares
20:00 Performance musical por Glau Tavares
21:30 Final

Projeto de pesquisa Hospedando Lélia Gonzalez
Lélia Gonzalez – para não esquecer
Sábado. 13 de julho de 2019 . 16:00 – 22:00
Local: Salão Nobre e Pátio da piscina da EAV Parque Lage